Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prática leitora multimidial

Criando laços: o valor da amizade

Público-alvo: leitores das séries finais do ensino fundamental.

Objetivo da prática leitora:

A amizade, como afirma o filósofo Aristóteles é uma forma de excelência moral e uma necessidade à vida. Despertar e estimular a amizade faz crescer em nós a disposição para a cooperação, o respeito mútuo e a reciprocidade, características que são de fato os alicerces da competência moral. Com os amigos somos mais capazes de pensar sobre as conseqüências de nossas ações no mundo.

Estratégias e recursos da aula:

Computador com internet
Livro O Pequeno Principe de Saint-Exupéry
Obra completa do livro “O Pequeno Príncipe de: http://www.cirac.org/Principe/Ch1-pt.htm
O Pequeno Príncipe em desenho - A última viagem da rosa
http://www.youtube.com/watch?v=MPVXDqeFBO8 Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=MpCpAivoUgU Parte2
http://www.youtube.com/watch?v=k8bdCY4yh6Y Parte 3
Projetor multimídia
Livro Zé Perri: a passagem do Pequeno Príncipe pelo Brasil, de Cláudio Fragata
Trecho do texto “Como a Internet está mudando a amizade” - SUPER 288, fevereiro 2011.


Etapas Propostas:

ATIVIDADE 1
Antes de dar início à atividade, o professor, previamente, solicitará a alguns alunos que mostrem o “desenho número 1” que aparece na história. Eles deverão perguntar aos colegas da escola durante o intervalo/recreio/lanche: “O que é esse desenho?” e anotar as sugestões das pessoas. É importante anotar a idade dos entrevistados e também entrevistar pessoas adultas. O desenho número 1 é:

O professor solicitará aos alunos, que fizeram a entrevista, que organizem os dados coletados para que se tenha um resultado a respeito das respostas dos alunos. Em seguida, com essas informações em mãos, o professor as apresentará aos alunos e promoverá uma discussão baseada no que o personagem da história fala sobre o desenho:
"Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. (...) Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações".
O professor deverá comentar com os alunos a respeito dos resultados obtidos e a fala dos adultos. Para isso, ele poderá seguir as perguntas:
• De acordo com a história lida, por que os adultos não conseguiam perceber que o desenho mostrava uma jiboia engolindo um elefante?
• Por que algumas das pessoas entrevistadas conseguiram compreender o desenho e outras não?
• Por que o desenho do garoto fez com que ele abandonasse seu sonho?
• Em sua opinião, mesmo abandonando seu sonho, o garoto que se tornou piloto deixou de sonhar?


ATIVIDADE 2
Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Lá eles deverão ler a biografia de Saint Exupery no seguinte enderço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry
Eles deverão observar se existe algo da biografia do autor que se relaciona com a história do pequeno Príncipe. No caderno, eles deverão anotar fatos importantes da vida do autor. Depois disso, o professor sorteará alguns alunos para lerem o que escreveram sobre a vida de Saint Exupery.


ATIVIDADE 3
Para a realização dessa atividade, o professor deverá dividir a turma em 6 grupos:
• o rei;
• o contador;
• o geógrafo;
• a rosa;
• o adulto solitário;
• a serpente
Cada grupo ficará responsável por fazer uma apresentação sobre um personagem e sua relação no texto com o pequeno Príncipe. Eles deverão utilizar trechos do texto e poderão se apresentar por meio de cartaz, teatro, elaboração de atividades para os outros alunos, etc. Durante a apresentação dos alunos, o professor deverá fazer intervenções para enriquecer ainda mais a apresentação.


ATIVIDADE 4
Esta atividade trata da lição da raposa, que é uma das personagens mais importantes do livro. O professor deverá apresentar aos alunos o trecho do vídeo do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=M9_8M668VSU
Depois disso, o professor solicitará aos alunos que se organizem em grupos e produzam um texto com o título "A lição da raposa e a amizade em 'O pequeno Príncipe'". Depois de escritos os textos, o professor deverá fazer a correção e depois deverá divulgar os textos entre os alunos, no mural da escola ou jornal.


ATIVIDADE 5
Perguntar aos alunos como são suas relações de amizade e o que consideram uma amizade verdadeira. Após suas considerações, perguntar-lhes se afirmam a frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, estabelecendo uma relação com os comentários que eles fizeram sobre amizade. Na sequência, o professor deverá complementar, se necessário, citando o nome do autor da frase, Antoine de Saint- Exupéry, e o nome do livro de onde foi retirada, O Pequeno Príncipe (SAINT-EXUPÉRY, 2000, p. 74).

Exibir alguns trechos de O Pequeno Príncipe, disponível no site www.cirac.org ou a partir do livro de Saint-Exupéry, em especial o trecho “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Exibir o filme O Pequeno príncipe e solicitar que reflitam sobre suas relações de amizade.


ATIVIDADE 6
Levar os alunos a realizar a leitura do livro Zé Perri: a passagem do Pequeno Príncipe pelo Brasil, informando que seu enredo é sobre uma história de amizade.

Incentivá-los a comentar a leitura do livro, estabelecendo uma relação entre o filme O Pequeno Príncipe e suas relações de amizade. O professor poderá explorar textos da área da filosofia para aprofundar o tema “relações de amizade”.


ATIVIDADE 7
Questionar os alunos se utilizam redes sociais para cultivar suas amizades e solicitar sua opinião sobre elas. Apresentar o texto “Como a Internet está mudando a amizade” para estimular a reflexão sobre o assunto. Acessar o site da revista Super Interessante http://super.abril. com.br/, da editora Abril, edição de fevereiro de 2011, reportagem “Amizade: por que é impossível ser feliz sozinho” para ter acesso ao texto na íntegra.


ATIVIDADE 8
Perceber que os estudos comprovam que interagir com outras pessoas,principalmente com amigos, é o que mais fazemos na internet. A internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade e está transformando nossas relações, pois tornou muito mais fácil manter contato com os amigos e conhecer gente nova.
Trecho do texto “Como a Internet está mudando a amizade” - SUPER 288, fevereiro 2011.

ATIVIDADE 9
Orientar os alunos a escreverem um texto sobre as suas relações de amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário