Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

quem pode ser mediador da leitura?

Quem pode mediar leitura? Os familiares, os professores, os bibliotecários, os escritores, os editores, os críticos literários, os jornalistas, os livreiros, os tradutores, os webdesigners, e até os amigos que nos emprestam um livro ou indicam um CD-ROM e uma página literária na Internet. Porém, os mediadores que mais se destacam são os familiares, os professores e os bibliotecários; e estes precisam estar conscientes da responsabilidade que têm.

Os familiares deveriam ser os primeiros mediadores de leitura, pois são os primeiros elos da criança com o mundo; entretanto os pais e demais membros da família, em geral, não têm a dimensão da influência que podem exercer sobre as crianças, no sentido de motivá-las à leitura. Assim, aos pais, em especial, cabe a tarefa de aproximar a criança do texto, pois o gosto pela leitura.

A leitura é um ferramenta poderosa na construção de um sujeito.


O adulto, mediador da leitura, encarna o papel do professor, na construção da aula; na biblioteca escolar ou pública funde-se com o trabalho do bibliotecário; mãe, pai, avô, tia ou irmão maior, incorporam em casa essa função, considerada fundamental para a formação das crianças, porque é nas relações histórico-culturais que as crianças se humanizam.Deste modo, duas categorias de educadores adultos que atuam como mediadores culturais: os institucionais - professores e bibliotecários; e os não-institucionais - os familiares.

De modo aprofundado, os autores de Leitura: mediação e mediador analisam, desdobram e desfolham muitos dos aspectos presentes nessas relações histórias e sociais entre um livro à espera de seu pequeno leitor para que, juntos, criem um outro objeto, virtual, imaterial, aparentemente fugaz, mas perene e humanizador: a leitura.
Jaqueline Freddo

Nenhum comentário:

Postar um comentário