Quem pode mediar leitura? Os familiares, os professores, os bibliotecários, os escritores, os editores, os críticos literários, os jornalistas, os livreiros, os tradutores, os webdesigners, e até os amigos que nos emprestam um livro ou indicam um CD-ROM e uma página literária na Internet. Porém, os mediadores que mais se destacam são os familiares, os professores e os bibliotecários; e estes precisam estar conscientes da responsabilidade que têm.
Os familiares deveriam ser os primeiros mediadores de leitura, pois são os primeiros elos da criança com o mundo; entretanto os pais e demais membros da família, em geral, não têm a dimensão da influência que podem exercer sobre as crianças, no sentido de motivá-las à leitura. Assim, aos pais, em especial, cabe a tarefa de aproximar a criança do texto, pois o gosto pela leitura.
A leitura é um ferramenta poderosa na construção de um sujeito.
O adulto, mediador da leitura, encarna o papel do professor, na construção da aula; na biblioteca escolar ou pública funde-se com o trabalho do bibliotecário; mãe, pai, avô, tia ou irmão maior, incorporam em casa essa função, considerada fundamental para a formação das crianças, porque é nas relações histórico-culturais que as crianças se humanizam.Deste modo, duas categorias de educadores adultos que atuam como mediadores culturais: os institucionais - professores e bibliotecários; e os não-institucionais - os familiares.
De modo aprofundado, os autores de Leitura: mediação e mediador analisam, desdobram e desfolham muitos dos aspectos presentes nessas relações histórias e sociais entre um livro à espera de seu pequeno leitor para que, juntos, criem um outro objeto, virtual, imaterial, aparentemente fugaz, mas perene e humanizador: a leitura.
Jaqueline Freddo
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