Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Trabalhando com tirinhas

Trabalhando com tirinhas

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário


 


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a interrelação entre a linguagem verbal e não-verbal na e para a construção do sentido;
• mobilizar o conhecimento prévio (mundo, enciclopédico, linguístico), assim como realizar inferências para o cálculo do sentido;
• reconhecer a intertextualidade;
• desenvolver capacidade crítica, relacionando tirinha ao contexto sócio-histórico da humanidade.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer as linguagens verbal e não verbal e suas especificidades em contextos de uso da língua. O estudante também deve ter noção do conceito de inferência, bem como saber o que seja a intertextualidade.

Estratégias e recursos da aula

• aula na sala de informática;
• atividades de interpretação textual realizadas em duplas.


 

Aula 1
Atividade

No laboratório de informática, o professor iniciará a aula pedindo aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla terá à sua disposição um computador conectado à internet e receberá instruções da atividade, quais sejam:


1) Acessar o link: http://clubedamafalda.blogspot.com/ (Acesso em 17/09/09)
2) Procurar a tirinha da Mafalda de número 411.


Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com/

(Acesso em 17/09/09).

3) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:

a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme vestimentas do homem, vocês podem inferir a profissão dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro é possível confirmar ou refutar a hipótese acerca da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relevância para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porquê.
i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e não verbal na composição da tirinha?

4) Na sequência, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/

5) Procurar a tirinha do Níquel Náusea do dia 4 do mês de setembro de 2009:


Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/

(Acesso em 17/09/09).

6) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:

a) No primeiro quadrinho, o homem afirma que irá morrer no deserto. Discutam: por que é possível morrermos em um deserto?
b) Podemos afirmar que o homem é cristão? Mesmo que minimamente, ele tem fé em algum segmento religioso?
c) Como vocês podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclusão?
d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao invés, por exemplo, de uma cobra?
e) Expliquem o humor da tira.
f) Na opinião de vocês, qual tipo de linguagem (verbal ou não verbal) teve maior relevância à tira? Para isso pensem: será que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.

7) Na próxima etapa, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/

8) Procurar a tirinha do Níquel Náusea do dia 21 de agosto de 2009:


Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/

(Acesso em 17/09/09).

9) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da t urma:

a) Nesta t ira, há intertexto? Se sim , identifique-o.
b) Dois contextos sócio-históricos distintos são confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porquê da escolha do autor para a produção dessa tira.
c) Por que o número 7: "7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite"?

10) Acessar o link: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/

11) Procurar a tirinha do Garfield – "Halloween I", do dia 31 de outubro de 2008:


Disponível em: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/ (Acesso em 17/09/09).

12) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:

a) Qual o tipo de linguagem desta tira?
b) A escolha de apenas um tipo de linguagem influenciou a leitura da tira (pensar em velocidade, compreensão, etc)? Comentem.
c) Mobilizando o conhecimento de mundo de vocês, a abóbora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento sócio-histórico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
d) Vocês conseguem perceber "movimento" na tira? Para isso, reparem na sucessão dos quadrinhos.
e) Infiram por que Garfield, no último quadrinho, aparece sorrindo.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário